Pessoas com deficiência e suas impressões quanto ao mercado de trabalho
Apoena Cavalcante Luana Belomo2 Moniane Afonso3
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a impressão de pessoas com deficiência quanto a sua inserção no mercado de trabalho, dentro da empresa Senac. A legislação está sendo de grande valia, vedou qualquer forma de discriminação, bem como exigiu que lhes fosse reservados um percentual dos cargos dentros das empresas de acordo com o seu porte, a chamada Lei de Cotas. Porém constata-se que muitas empresas ainda não estam aptas para receber pessoas com deficiências e também há muitas falta de preparo por parte desses profissionais.
Palavras-chave: Acessibilidade. Mercado de trabalho. Legislação.
1 INTRODUÇÃO
Muito se fala a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com deficiência. A sua integração no mercado de trabalho é um dos maiores obstáculos para a sua inclusão social. Há ainda preconceitos em relação a sua capacidade contributiva em um conceito competitivo que hoje orienta o mundo empresarial. Essa restrição está vinculada ao desconhecimento acerca das possibilidades de pessoas com deficiência de se inserir como agente ativo no processo de produção, desde que lhe sejam dadas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial. A lei vem causando grande polêmica e seu cumprimento ainda não é uma realidade para a maior parte das empresas. A questão da inclusão do deficiente no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto como uma crise ou como uma incrível oportunidade.
2. CONCEITO DE DEFICIÊNCIA
Durante anos deficiência foi vista como desvantagem natural. A pessoa com deficiência era relegada aos cuidados exclusivos da família. O primeiro grande