pesquisas
Monografia, no sentido etimológico, significa dissertação a respeito de um assunto único, pois mono significa um só e grafia significa escrever. A monografia é um trabalho científico que se caracteriza pela especificação, ou seja, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema. Desta maneira, monografia é um trabalho com tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência.
Uma monografia possui sentido lato e sentido estrito. Em sentido estrito identifica-se com a tese e em sentido lato é todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa. E nisso, é muito importante que haja reflexão, pois sem ela a monografia torna-se simplesmente um relatório do procedimento da pesquisa, uma divulgação, uma compilação de obras alheias.
Uma monografia deve ser um trabalho escrito, para que possua um registro do que foi pesquisado. Deve ser um trabalho sistemático, que seja organizado em etapas, começando com o projeto, e que siga determinadas regras de execução. E deve ser completo, com qualidade, para que, apesar de apresentar um único problema, se possa compreender o todo do tema, integralmente.
Uma monografia deve apresentar um tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela e em cima deste tema deve ser realizado um estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários ângulos e aspectos, esgotando tudo o que haja e se possa concluir a respeito do tema em questão. Deve possuir um tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance. http://www.igpromo.com.br/monografia/o-que-e-uma-monografia.html. Acesso em: 08/11/2014
Porque escrever uma monografia?
Exigência legal para obtenção do diploma de conclusão de curso.
Aplicar a metodologia científica para garantir confiabilidade do estudo realizado.
Demonstrar uma compreensão aproximativa e pessoal de um determinado assunto.
Contribuir para o