pesquisa
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Todo estudo levado a efeito pela matemática financeira visa avaliar as diferentes taxas de juros oferecidas pelas diferentes instituições financeiras, tanto na aplicação dos recursos disponíveis, como também na captação de recursos para investimentos e/ou capital de giro. Dessa forma, evidentemente é preciso determinar qual a taxa utilizada nas diferentes ofertas disponíveis em aplicações, bem como, nas várias ofertas de empréstimos de capital e, encontrar aquela que seja a mais atraente.
Entre as modalidades de recursos oferecidos, alguns possuem cunho social, como BNDES e Finame, e, portanto exigem responsabilidades e contrapartida do tomador.
Estes são um pouco mais demorados, requerem documentação mais complexa, mas, em compensação possuem as taxas mais atraentes.
Outros como CDC direto, são mais caro, mais rápidos e não exigem maiores documentos. Basta o tomador possuir cadastro livre de ônus.
2 DESENVOLVIMENTO
Todo investimento realizado por uma organização, tem por objetivo a modernização e/ou ampliação do parque industrial. Portanto cabe ao gestor do negócio analisar o custo benefício do investimento, e buscar os recursos necessários para sua efetivação. Existem diferentes formas de obter recursos para a realização do projeto, oferecidos principalmente por agentes financeiros como bancos e suas diversas linhas de credito.
Devem ser levados em consideração vários fatores antes de efetivar o investimento, como o risco por incertezas de mercado, econômicos, sociais, prazo de retorno do investimento, mas principalmente a taxas de juros.
Através de pesquisas de mercado, na rede bancária, elaborei alguns modelos de Investimento em Equipamentos:
Proposta do Banco A
Valor da Proposta
Vencimento