pesquisa
O capítulo 4, apresenta uma metáfora para compreender as organizações através de imagens de funcionamento do cérebro. MORGAM enfatiza duas imagens querepresentam suas idéias de organizações: (1) Cérebro como um sistema de processamento de informações capazes de aprender a aprender; e (2) Cérebro como um sistema holográfico, onde as capacidades requeridas no todo estão embutidas nas partes.
Organizações como cérebros processadores de informações
Todas as organizações dependemdo processamento de informações. As organizações são sistemas de informações. São sistemas de comunicação, sendo também sistemas de tomadas de decisão. Sistemas de informações rotinizados são comuns nas organizações mecanicistas e temporários e fluentes nas organizações matriciais e orgânicas. Através das características doprocessamento das informações podemos compreender as organizações, bem como identificar as diferentes formas organizacionais.
Processamento de informação, tomada de decisões e planejamento organizacional.
Herbert Simon argumentou que devido aos membros de uma organização possuírem habilidades limitadas as organizações nunca podem serperfeitamente racionais. Herbert Simon sugeriu que as organizações, na melhor das hipóteses, pode chegar somente a limitadas formas de racionalidade devido a: (1) As pessoas usualmente têm de agir sobre bases de informações incompletas a respeito de possíveis cursos de ação e suas conseqüências; (2) As pessoas são capazes deexplorar somente um limitado número de alternativas relativas a qualquer dada decisão; e (3) As pessoas são incapazes de dar acurados valores aos resultados. Herbert Simon sugeriu também que a organização é o produto ou reflexo da capacidade de processamento de informação. Para Herbert Simon novas capacidades levam a