pesquisa
Livro: O Capital.
Palavras chaves
Curso: Direito 1° semestre- noturno
Alunos: ANA PAULA FILADELFO ARAUJO ALVES
DAMIÃO VIANA DE SOUZA
LAHRISSA CAHTTARINI MACHADO
LUCIENE COSTA DA SILVA
GABRIEL COQUEIRO
ELISANGELA
VITORIA DA CONQUISTA- BAHIA / 2014
VALOR DE USO: Quando a mercadoria tem, não apenas um valor de preço, mas um valor satisfatório. Este valor de satisfação é encontrado na qualidade da produção. No livro pode-se encontrar um diálogo em que Heinrich diz sobre a dedicação na produção. Segundo Marx: O conceito de valor de uso é de acordo com sua utilidade; “Utilidade é uma coisa que li dá o valor de uso, mas esse não surge do ar. É determinado pelas qualidades físicas e não existe sem isso.”
VALOR DE TROCA: Se dá quando há a troca de mercadoria pela outra de forma que o tempo de produção, esforço e utilidade tem seu valor. Isso se encontra claramente no diálogo entre Robin e o pai, Heinrich.
TRABALHO HUMANO ABSTRATO: Quando o trabalho humano depositado na produção da mercadoria através da dedicação da pessoa com seu tempo e esforço é transformado em dinheiro. Isso se ver no diálogo do livro entre Robin e seu pai falando no esforço da Senhora para produzir seus queijos e ele seus tomates.
METARMOFOSE DA MERCADORIA: É quando agregando valor ao produto fabricado ele se transforma em dinheiro através das vendas, e o dinheiro se transforma em mercadoria quando se compra matéria prima para produzir novos produtos.
EXPLORAÇAO: As pessoas trabalham até a exaustão, sendo exploradas para produzirem mais, e sempre pressionadas, pois tem muita gente querendo trabalhar e ocupar vaga de emprego, e recebendo pouco para fazer o trabalho. Isso se ver no livro quando o encarregado dialoga com alguns funcionários na fábrica de queijo de Robin.
FETICHISMO DA MERCADORIA: Esse fetiche ocorre quando o criador, ao invés de se fazer entender como parte do processo de criação, surge como o