pesquisa
Órgão visitado: CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Maria da Penha..
Data de Fundação: julho e 2010, porém previsto pela Politica Nacional de Assistência Social desde 2004.
Quem mantém esse órgão? Ele é mantido com verbas Federais e Municipais
Onde os responsáveis usam as verbas? Eles elaboram projetos, fazem aquisição de material permanente e também o utilizam para o pagamento dos funcionários do referido estabelecimento.
Qual a média de atendimento por mês/ano? No mês de janeiro de 2014 foram feitas 9 (nove) visitas no meio externo, ou seja, visitas domiciliares. Já em fevereiro foram feitas 15 (quinze). Em média, são atendidas 30 (trinta) pessoa por mês e 400 por ano incluindo atendimentos internos e externos.
Principais atendimentos em ordem decrescente: Adolescentes, idosos, mulheres, homens, deficientes físicos/mentais. As principais ocorrências são as de violação dos direitos humanos, como violência sexual, abuso financeiro, negligência, violência contra a mulher. Porém eles recebem poucos casos da ultima ocorrência citada, pois as mulheres ainda não possuem a prática da denuncia, muitas delas acham normal, sentem vergonha ou medo de denunciar o agressor.
Quais atitudes são adotadas? O CREAS recebe a denuncia através de órgãos, ou denuncias anônimas, realizam a visita domiciliar, identificam a situação, fazem visitas individuais a todos os indivíduos envolvidos no caso e por ultimo encaminham para a rede de saúde (atendimento psicológico), nos casos mais graves eles os encaminham para delegacias, ou se for o caso, para o IML, onde eles serão responsáveis por fazer o exame de corpo de delito para esclarecer o que ocorreu.