Pesquisa
Qual postura uma empresa deve adotar perante um cliente crítico, conhecedor de suas reais necessidades, bem informado quanto aos seus direitos, atualizado sobre os acontecimentos em tempo real, com maior poder de compra?Como agir diante de um cliente, que além de ser a pessoa mais importante em um negócio e a cada dia é mais disputado pelo mercado e, portanto é peça fundamental no sucesso ou insucesso de um negócio.
Inúmeras são as respostas para tais questionamentos. Inúmeras também são as ferramentas que podem ser utilizadas em favor do empresário para fidelização deste cliente, como: estratégias de preço, estratégicas de marketing, publicidade pontual, pesquisas de mercado, um plano de negócios bem elaborado, contratações estratégicas e até mesmo um bom ponto comercial, aliado a estes existem também fatores externos que podem influenciar positivamente em um negócio, como: localização estratégica, fragilidade ou inexistência de concorrência, crescimento do mercado, dentre outros.
Dentro deste leque de perguntas e respostas, surge o grande desafio de todos os empreendedores, qualquer que seja o ramo: como fazer com que um consumidor, munido de tantas opções no mercado, seja cliente de um estabelecimento qualquer?Como fidelizar um consumidor?
Chegamos agora no cerne desta discussão. Muitas são as ferramentas que auxiliam a atrair clientela, que auxiliam na fidelização do cliente. Porém nenhuma delas, isso mesmo nenhuma delas, será eficaz no alcance dos objetivos se não estiverem presente a qualidade e a excelência no serviço a ser prestado. Portanto, apesar do grande numero de variáveis em um empreendimento, a prestação de serviços sempre será fator determinante no sucesso ou fracasso de uma empresa.
Na concepção dos elaboradores desta pesquisa, é impossível prestar um serviço com excelência sem que se conheça o significado das palavras