Pesquisa o.t.a
3018 palavras
13 páginas
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDEDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: CHRISTINE CARVALHO
THAYNARA DANTAS DALFFE ARAÚJO
ENGENHARIA CIVIL TURMA: ENC131BN
“ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS.”
Várzea Grande – MT
Abril – 2013
1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS
O objetivo desta pesquisa é analisar as diversas faces que o estilo de gerenciamento das empresas possui, já que o cenário econômico, político e social sofreria grandes mutações caso houvesse somente uma das modalidades de gerenciamento, podendo ser apenas a administração pública ou administração privada.
Sendo assim, serão apresentados a seguir alguns pontos principais para distinguir a administração pública da administração privada, aprofundando melhor os pensamentos de Weber e interpretando o profundo conhecimento deixado por ele à humanidade, já que, foi ele quem percebeu a necessidade de existir estes dois modos de gerenciamento das organizações globais. 1.1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1.2.1. A burocracia que está mais explícita no setor público garante mais eficiência no desenvolvimento das ações relacionadas à organização.
Por mais simples que seja os serviços que uma organização desempenhe fica evidente a existência da burocracia, ela que tem como papel fundamental tornar as ações mais eficientes, ocorrendo em maior evidência no setor público.
Segundo os estudos de Weber procuravam estabelecer estrutura, estabilidade e ordem às organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas.
Longe de serem inflexíveis, as burocracias foram estabelecidas para oferecer o meio mais eficiente de obter o trabalho feito. Cada funcionário definiria precisamente sua atividade e a relação com outras atividades. Burocratas eram os gestores habilidosos que faziam as organizações funcionar.
A burocracia tem as seguintes características: *