Pesquisa e pratica
UNIDADE PEDAGÓGICA: INSTITUTO IAPE
DISCIPLINA: PESQUISA e PRÁTICA PEDAGÓGICA III
ALUNO(A): LUCINÉIA ROSA SILVA DIAS
CURSO: PEDAGOGIA
DATA: 11/04/2012
A Proposta dos PCNs e orientações didáticas para as séries iniciais do ensino fundamental com o tema transversal
Orientação Sexual
Os PCNs auxilia o profissional no processo reflexão da prática e que sua prática tenha eixo a formação de cidadão autônomo e participativo. As orientações didáticas permeiam sobre o ensinar e aprender.
Os PCNs propõem que os temas transversais podem ser abordados em todos os ciclos (divisão do ensino fundamental nos PCNs) variando apenas o grau de complexidade e abrangência com que serão trabalhados. Os conteúdos devem ser trabalhados a partir da realidade e capacidade cognitiva de cada aluno, eles também possibilitam ao professor desenvolver o trabalho com temas transversais de maneira dinâmica e menos formalista. Sugere que se elejam métodos e atividades que ofereçam experiências e aprendizagens ricas em situações de participação, nas quais os alunos possam opinar assumir responsabilidades, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as consequências de seus atos. Estas atividades podem ser exposições de trabalhos, campanhas, projetos.
È importante ressaltar que crianças pequenas têm em geral, maiores possibilidades de participar produtivamente em situações simples. Para que tenha sentido os trabalhos com Temas Transversais os mesmos precisam ser contextualizados na vivência da comunidade escolar e seus problemas cotidianos, os PCNs também sugere que o professor planeje uma série de atividades organizadas e direcionadas de acordo com faixa etária de cada um, levando sempre em conta a realidade que o grupo está inserido.
Ao abordar o Tema Transversal Orientação sexual contatou-se que a sexualidade nas séries iniciais visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de