Pesquisa sobre a Aids
O QUE É AIDS?
A palavra aids é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Ela ataca o nosso sistema imunológico, responsável pelas defesas naturais do organismo, deixando o nosso corpo vulnerável a outras doenças e infecções. A aids não tem cura, mas tem tratamento que, se seguido corretamente, aumenta a qualidade de vida do paciente.
ETIOLOGIA
O vírus HIV ataca as células de defesa do organismo, chamadas de linfócitos. Indefeso, o organismo fica sujeito a vários tipos de infecções (como pneumonia, diarreia, toxoplasmose, etc.) e doenças (alguns tipos de câncer, como o linfoma, por exemplo).
PERIODO DE INCUBAÇÃO
Mesmo que uma pessoa infectada não desenvolva os sintomas citados acima, ela é capaz de transmitir o vírus para outros, enquanto o HIV se multiplica e ataca o sistema imunológico. A AIDS propriamente dita pode levar mais de 10 anos para aparecer e manifestar os primeiros sinais e sintomas.
CAUSAS DA AIDS
A AIDS é causada pelo vírus HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana.
O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Os linfócitos atingidos pelo HIV são do tipo CD4. O HIV invade estas células de defesa e começa a se replicar. Após isso, centenas de vírus rompem o linfócito, espalhando várias cópias virais na corrente sanguínea que irão atacar outros linfócitos, dando continuidade à replicação e aumento do HIV.
À medida que o tempo passa, o número de linfócitos diminui e o do HIV aumenta, deixando o indivíduo indefeso contra infecções e doenças oportunistas.
TRANSMISSÃO DO HIV
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
Transmissão sexual: ocorre pelo ato sexual vaginal, anal ou oral no qual haja contado do sangue, sêmen ou secreções vaginais da pessoa infectada pelo