Pesquisa sobre segurança wireless
David Antonio Pereira Aquino
Prof. Ronivaldo - Rede Via Rádio
Pesquisa sobre
Segurança Wireless
Sumário
1 - Introdução
2 - Segurança WEP, características.
3 - Segurança WPA /WPA 2, características.
4 - Segurança WPA –PSK e WPA 2 – PSK, características.
Introdução
Nós finalmente podemos dizer que as redes Wireless se tornaram padrão para a conexão de computadores. Placas de rede sem fio já são um acessório padrão nos notebooks há algum tempo. Praticamente todos os modelos de roteadores, permitindo que a sua conexão com a Internet seja compartilhada não só entre os micros conectados via cabo ao roteador, mas também com aqueles dotados de antena para rede sem fio. Com a popularização das redes sem fio também aumentou a quantidade de usuários vítimas de invasões de hackers que tiveram suas conexões ou até mesmo dados importantes acessados e/ou roubados, com isso foi criado aplicações e padrões para a segurança das redes wireless, vamos conhecer alguns padrões de segurança de rede wireless.
Segurança WEP
Este protocolo foi lançado como um padrão de segurança em 1997 e tornou-se o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio. Ele utiliza o algoritmo do sistema RC4 para criptografar os pacotes que serão trocados numa rede sem fios e usa também uma função detectora de erros que verifica se a mensagem recebida foi corrompida ou alterada no meio do caminho. O protocolo ainda é muito usado ainda hoje, principalmente em instalações residenciais. Isso ocorre em parte por pura falta de informação dos usuários de redes sem fio e também pela insistência de fabricantes de pontos de acesso em permitir que esses equipamentos ainda suportem este padrão de segurança.
A segurança WEP não é considerado um dos melhores sistemas criptográficos pelos adeptos da criptografia, e em algumas aplicações podem converter-se em sistemas muito inseguros. No entanto, alguns sistemas baseados