Pesquisa sobre henry ford
Ford nasceu dia 30 de julho de 1863 em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan e faleceu dia 7 de abril de 1947 em Dearborn.
Ainda jovem Ford era responsável pela manutenção das máquinas e motores da fazenda de seu pai, desenvolvendo grande interesse pela engenharia, principalmente a automobilística.
Aos 19, Ford começou a trabalhar na Companhia Westinghouse, consertando e montando locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, aumentando o seu interrese ainda mais por motores a explosão sendo que, dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor movido a gasolina.
Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão. Mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão. Com o dinheiro ganho com sucesso do carro, a Ford Motor Company foi fundada.
Em concorrência com a empresa Selden, de Nova York, na execução de projetos cada vez mais avançados, introduziu o sistema de linha de montagem (1913). O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado. De acordo com o sistema fordiano de produção (também conhecido como fordismo), o automóvel passava por uma esteira de montagem em movimento e os operários colocavam as peças. Cada operário deveria cumprir uma função específica. Desta forma, existiam operários para determinadas funções (pintura, colocar pneus, direção, motor, etc). Neste sistema, um automóvel era montado em apenas 98 minutos, permitindo a produção em massa de automóveis e viabilizando seu custo como produto de consumo. Ford reduziu a carga horária dos trabalhadores