Henry ford: a visão inovadora de um homem do início do século xx
Em junho de 2003, a Ford Motor Company celebrou 100 anos de pioneirismo e evolução. A basedesse sucesso foi construída pela iniciativa de um visionário: Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria mundial. Henry Ford pertenceu a estirpe dos homens que transcendem a vida. “Mais do que um nome, muito mais do que a representação de algo que possa ser visto ou tocado, Henry Ford é hoje uma sigla; uma espécie de ideograma ocidental, cheio de significância e profundidade” (Maia, 2003). Não somente por ter sido o pai do fordismo – sistema de produção em série que revolucionou a indústria do século XX – mas sobretudo por ter sido um homem inovador, persistente e bem à frente de seu tempo.
A inovação na área teórica é algo novo, é um parâmetro atual e ainda em discussão. Mas isso não quer dizer que as pessoas só passaram a inovar depois que os livros e teorias sobre a inovação passaram a surgir. Não foi só depois que os teóricos e estudiosos passaram a dar nome ao pioneirismo e às boas idéias, que o homem passou a ter sucesso com suas próprias idéias. Através de leituras sobre a vida desse homem, no início apenas curiosas e despretensiosas, passou-se à realização de uma intensa e apaixonada pesquisa bibliográfica, pois foi-se percebendo que, Henry Ford, mais que uma escola de administração (fordismo), foi um homem inovador e persistente.
Assim, pretende-se mostrar, aqui, o que foi percebido através desta pesquisa bibliográfica sobre Henry Ford. Busca-se, portanto, trazer um traçado da traje- tória deste homem, suas ações e um pouco do que foi percebido da sua visão inovadora, já no final do século XIX.
História de Henry Ford
Para que se possa perceber, realmente, a visão inovadora de Henry Ford, torna-se necessário conhecer sua história. Entretanto, é preciso destacar, aqui, que não foi encontrada uma boa biografia sobre Ford. Apenas o que se achou foi o que ele próprio deixou em seus livros “Minha Vida e Minha Obra” (1922) e
“Hoje e Amanhã”