Pesquisa sistema nervoso
O sistema nervoso vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Além de coordenar as diversas funções do organismo, contribuindo para o seu equilíbrio, ele permite que os seres vivos com nutrição heterotrófica e mobilidade reajam de modo rápido a estímulos do meio ambiente, é um complicado computador de dados. É responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
Formado por órgãos cujo constituinte principal é o tecido nervoso, este forma o sistema que regula , controla e dirige todo o organismo. É capaz de receber estímulos do ambiente e do interior do próprio organismo, bem como interpretar estes estímulos e comandar as respostas a eles. Suas células são altamente diferenciadas, tanto que perdem a capacidade de se dividir.
A unidade anátomo-fisiológica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio. No cérebro há cerca de 100 bilhões de neurônios, células altamente especializadas que se comunicam entre si e formam uma rede pela qual circulam os impulsos nervosos.
As informações recebidas dos órgãos dos sentidos são levadas pelos nervos ate a medula espinhal ou o encéfalo, nos quais são feitas ligações entre os neurônios, e uma mensagem é enviada através dos nervos para músculos ou glândulas. Esta célula é extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso e propaga-se por meio das sinapses nervosas.
SINAPSES
Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. A sinapse é considerada uma