Pesquisa publico alvo
Situação 1: 08/10/2012às21:05hrs.
Local: Papelaria- Em frente a Uninove.
Jovem, sexo feminino, acompanhada de um grupo, comprando cartolina, olhou para uma caixa de Bubbaloo tudo, caminhou até a caixa, pegou uma unidade de sabor melancia. Depois de pagar a compra, abriu, mordeu e depois dividiu com as amigas. Uma das meninas do grupo comentou de modo surpreendente que nunca tinha provado desse sabor. O restante do grupo comentou que já conhecia. Saíram.
Analise: Compradora divide com seu grupo que consome de imediato. Apensa uma das jovens não conhecia o sabor do apresentado. Produto consumido em regiões escolares, e em determinado de número de pessoas.
Produção Textual: Na situação relatada podemos observar a forte influência de um grupo de referênci, onde a compradora que experimentou o produto de imediato, em que não conhecia o sabor do produto passando a adotar características concretas do grupo de contato, onde o indivíduo tem contato direto e habitual, aprovando comportamentos dos outros integrantes e passa a adotá-los. Eliane Karsaklian, em seu livro “ O comportamento do consumidor “ 2ª edição, destaca a seguinte teoria sobre grupos de referência:
”Entende-se por grupo de referência toda agregação de interação pessoal que influencia as atitudes e comportamentos de um individuo.
É fundamental saber que o grupo influencia a concepção que o individuo tem de si mesmo, constituindo-se em seu ponto de referência.
A autora ainda em seu livro destaca a existência de dois tipos de grupos, sendo eles, os primários e os secundários, cada qual com suas características e posições sociais diferentes, divididos entre atividades formais e informais, ela chega a explicar da seguinte forma:
“ O grupo primário caracteriza-se pela existência de laços afetivos íntimos e pessoais que unem seus membros. Em geral, é pequeno, com comportamento interpessoal, informal, espontâneo e os fins comuns não precisam, necessariamente, estar explícitos ou fora