Pesquisa isolamento acustico
Alessandro do Livramento
Ricardo Maia
Rodrigo WOLF
Tais Vargas
ISOLAMENTO ACÚSTICO COM MATERIAL REAPROVEITAVEL
PROJETO DE PESQUISA
Porto Alegre
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O isolamento acústico entre apartamento é um questão bem delicada. Atualmente uma nova norma técnica, que esta em vigor desde maio de 2013, exige um padrão mínimo para as construções de novos prédios, o que irá ajudar muito para amenizar este problema.
A grande questão é o custo dessas novas moradias, pois os materiais usados pelas empresas especializadas têm um custo elevado, que certamente será passado para o consumidor.
Como então resolver este problema?
Este é o intuito desse projeto de pesquisa, desenvolver matérias e/ou técnicas que possam ser acessíveis e sustentáveis.
2 FORMA DE LEVANTAMENTO DE DADOS
Devido à necessidade de atender as normativas atuais para isolamento acústico em construções civis, pesquisamos quais matérias tem características químicas e físicas para proporcionar tal isolamento.
Como o foco também é sustentabilidade e preservação do meio ambiente, buscamos entre as várias matérias encontradas quais atenderiam esta necessidade e que pudessem ser reaproveitados, oriundos de sobras da construção civil ou de materiais possivelmente reciclados e encontrados em abundancia na sociedade.
Pesquisamos em diversos sites estas informações e identificamos o aço e a borracha como materiais que atenderiam as necessidades que procurávamos.
3 PROBLEMA.
3.1 NOVA NORMA REFERENTE A ISOLAMENTO ACÚSTICO DE CONSTRUÇÕES.
Com a nova Norma de Desempenho (NBR 15.575/2013), em vigor desde 19 de julho, construtoras devem se adaptar a novas regras que tornam mais rígidas as regras de isolamento acústico de novos empreendimentos adotando técnicas que impedem que ruídos e barulhos que comumente