Pesquisa Inicial para Humanização Arquitetônica em Clinica de Oncopediatria
1114 palavras
5 páginas
TCC – Humanização Arquitetônica em Clinica de OncopediatriaAluno: Laís Carvalho Gomes
Orientador: Roberto Caldeira
Data: 31/03/2014
INTRODUÇÃO
O tema trata-se de como humanizar arquitetonicamente uma clínica de
Oncopediatria. Essa pesquisa é um estudo para conhecimento do tema a ser aprofundado. Busca explicar e objetivar a escolha de forma simples, propondo focos de trabalhos a serem realizados durante as pesquisas.
PROPOSTA
Humanizar a arquitetura de uma clínica oncológica infantil, integrando a legislação e as normas técnicas pertinentes ao tema à relação do usuário com o espaço, contemplando aspectos de caráter emocionais e sensoriais.
A humanização de um hospital envolve os pacientes, os familiares e também os trabalhadores que estão ali todos os dias compartilhando do sentimento de cada um. Para que ocorra uma boa integração entre eles, é preciso que os profissionais que prestam serviços de atendimento hospitalar estejam satisfeitos, e o espaço de trabalho contribui muito quando é projetado pensando na sua função e em como agilizar os processos realizados dentro do local, sem deixar de lado o conforto, que é preciso para que cada um possa se sentir como se estivesse em “casa”. Através do espaço é possível transmitir vários sentimentos e envolver muitas pessoas, com isso, os funcionários trabalhariam mais felizes e passariam a atender melhor, garantindo assim, a confiança dos pacientes e uma recuperação mais rápida.
Dentro do tema de Arquitetura Hospitalar, o foco do trabalho é a Oncologia
Infantil, que exige uma cautela maior e cuidados especiais por se tratar de crianças frágeis e que ainda envolvem seus familiares. Proporcionar um ambiente adequado pode fazer toda a diferença quando se trabalha com
tratamentos de recuperação normalmente agressivos, transmitindo assim, uma maior sensação de paz.
OBJETIVOS
Muitas vezes o espaço de um hospital é visto como área de articulação e procedimentos técnicos. É importante pensar