Pesquisa Geração Y
IDENTIFICAR O PERFIL DO JOVEM BRASILEIRO ENTRE 18 E 22 ANOS CHAMADO DE GERAÇÃO Y, O QUE ESPERAM ENCONTRAR NAS EMPRESAS E O ESTILO DE LIDERANÇA MAIS ADMIRADO.
Qual o perfil da geração Y brasileira? Qual o estilo de gestão que vai atrair e reter esses talentos?
A geração Y abrange as pessoas nascidas nos anos 80 e 90, e já estão chegando às organizações. Com um perfil ainda pouco conhecido serão os futuros talentos e os responsáveis pelo crescimento das empresas. Entretanto, o seu perfil ainda é pouco conhecido, principalmente, no Brasil onde as pesquisas são escassas neste assunto.
Por outro lado, cada vez mais o sucesso de uma empresa está na capacidade de se renovar, atrair e reter jovens talentos e aquela que conseguir melhor se preparar para receber esses jovens terá uma significativa vantagem competitiva.
O presente estudo identifica o perfil da Geração Y no Brasil, suas expectativas, comportamentos e o que os motivará no contexto organizacional, fornecendo assim, subsídios às empresas para o desenvolvimento de sistemas de gestão compatíveis com essa nova realidade.
Consideramos, também, que esse estudo contribui para a sensibilização dos executivos, principalmente no Brasil, em relação à necessidade de mudanças em suas respectivas empresas. De acordo com pesquisa recente de uma grande multinacional, que ouviu 1.130 presidentes de empresas em todo o mundo, mostrou que os executivos latino-americanos prevêem menos mudanças em suas companhias e em seus mercados do que a média mundial.
Oitenta e três por cento dos CEOs mundiais apontaram necessidade de "mudanças significativas" em suas empresas.
Na América Latina, a fatia ficou em 73%. Segundo o Executivo, líder da Global Business Services Brasil, isso pode ser uma indicação de que as empresas latino-americanas ainda sofrem menos impacto da competição global.
O tema da pesquisa, que está em sua terceira edição e é realizada a