Pesquisa de moda
Pesquisa de Moda
Surgimento
A pesquisa de moda é feita para descobrir tendências, comportamento, mercado, inovações tecnológicas, vocações regionais e tema de coleção. Essa é a base para desenvolver um produto, um estudo realizado para evitar falhas futuras. Ela tem a intenção de evitar ou, ao menos, minimizar os riscos e erros, lembrando que ela nem sempre é certeira. Esse trabalho traz novos conhecimentos e aprendizados necessários aos profissionais de moda. Nessa pesquisa há uma série de análises de dados feitos antes da criação de uma coleção, mas não mostra resultados palpáveis, por isso diversas empresas optam por não realizá-la. Um grande erro, pois esta é de extrema importância, já que facilita o desenvolvimento da coleção no futuro. O trabalho do pesquisador acaba quando começa a produção. Seu trabalho é apenas apontar a direção, mas a empresa tem a decisão final, se vai seguir a orientação ou não.
Introdução à Tendência A tendência surgiu no mundo para satisfazer necessidades geradas por desejos, tornando-se assim, um fenômeno finito. Como uma forma de prever o que existirá ou acontecerá no futuro, para dar maior segurança e controle às pessoas. A tendência está em um movimento constante de mutação, não porque a sociedade a alcança, mas porque ela acaba antes, gerando uma eterna insatisfação. A justificativa da moda para esta constante mutação é a inovação, sendo que esta acontece antes mesmo do desgaste do produto anterior.
Comportamento Humano Dentro do estudo do comportamento humano, o mais importante é a formulação de questões, até chegarmos ao ponto de conseguirmos vivenciar tal experiência e descobrir o que está por vir. Alguns comportamentos são notáveis, não precisam de muito estudo e pesquisa para serem percebidos. “O ser humano possui uma tendência natural à imitação” (Marina Seibert Cezar, Aula Teorias Gerais, pág. 2). Isso proporciona ao indivíduo certo conforto emocional de não ser o único a realizar tal