Pesquisa cientifica
1 – Conforme aponta Figueiredo ( 1979 ) durante a Idade Média, as referências coletivas como a família, o povo e, principalmente, a religião eram o amparo para o homem e sua compreensão sobre o mundo.
Nos séculos XIV e XV surgem novas formas de organização social, provocando uma crise social que culmina com a contestação das velhas tradições e o rompimento da ciência em religião.
Este ponto é muito importante na construção de uma pesquisa científica, pois mostra que surgem novas formas de estudos, de conceitos, de paradigmas. Surgindo assim, novas formas de organizações sociais, buscando a objetividade nas suas experiências e assim surgindo novas formas de compreender a realidade.
2 – A pesquisa científica pode ser definida como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então, quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema ( GIL ,1996, p.17)
Este ponto é fundamental para compreender a pesquisa científica, pois ela pode ter diferentes formas, finalidades e pontos de vistas. Ou seja, podem ter diversas interpretações para uma mesma investigação de uma situação ou fato.
O que mostra a importância de se conhecer a classificação da pesquisa, através dos seus critérios. Quando se fala em objetivos imediatos, fazer uma pesquisa aplicada com questões imediatas e a busca de soluções para problemas concretos, esta deve ser exploratória, descritiva e experimental.
3- – De acordo com os pensadores, as bases teóricas modificam-se, o olhar também, porém os procedimentos se mantêm.
Esse ponto é importante porque parte do princípio de que a mudança faz parte de todos os processos de pesquisa, e a investigação científica deve envolver uma analise objetiva e crítica da realidade,