Pesquisa Cientifica
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
OBESIDADE INFANTIL - UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Artigo apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Vale do Jaguaribe para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Física sob a orientação da ProfessoraMsc. Maria Luiza Feitosa Cajuaz Bento.
Limoeiro do Norte – 2013
Ceará
OBESIDADE INFANTIL - UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Jose Alceu Andrade1
Maria Luiza Feitosa Cajuaz Bento2
RESUMO
O presente artigo vem trazer uma análise bibliográfica sobre aspectos importantes relativos à obesidade infantil, suas causas e conseqüências, seus métodos de diagnósticos, formas de tratamento, bem como, o papel da prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável no controle e prevenção da obesidade. A metodologia utilizada é uma analise qualitativa e quantitativa acerca da temática tendo como base a leitura e discussão de estudos realizados na área. O presente artigo tem como objetivo geral verificar as principais causas da obesidade infantil, sendo enumerados como objetivos específicos: identificar as formas de diagnósticos; observar os tipos de tratamento possíveis e verificar o papel da atividade física na prevenção e combate a obesidade. Assim, verifica-se a importância do papel dos pais para mudar o quadro epidêmico que vivemos hoje acerca da recorrência da obesidade infantil.
Palavras chaves: Obesidade Infantil. Atividades Físicas. Alimentação Saudável.
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade onde a dinâmica em todos os setores da vida nos leva cada vez mais para longe de práticas saudáveis, diante disso o sedentarismo e a obesidade como uma das consequências têm crescido, principalmente entre a população infanto-juvenil.
A globalização e as tendências de informação em massa tem mudado a face da sociedade mundial, os índices de desnutrição não sofrem reduções relevantes, enquanto a obesidade se torna uma crise