Período paleolítico
Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior, e Paleolítico Superior. Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o inferior e o superior.
Arte Rupestre No período do Paleolítico Superior são feitas as primeiras pinturas em cavernas e paredes externas. Os temas destas pinturas eram normalmente desenhos formados por figuras de grandes animais selvagens. A figura humana era raramente usada, apenas quando representavam atividades, como a dança e, principalmente, a caça, porém normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais. Paralelamente encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos abstratos.
Utilizavam diversos materiais como carvão, terra e sangue, além de pincéis e osso oco como instrumento de sopro.
Arte Móvel Na escultura paleolítica são famosas as estatuetas femininas de pequenas dimensões designadas genericamente por Vénus . Pensa-se que são possíveis ídolos para o culto da fertilidade e sexualidade, apresentando características semelhantes entre si. Estas estatuetas são representadas nuas, de pé e revelam os elementos mais representativos do corpo feminino em linhas exageradas.
Nesta época, interpretava-se a arte como mágica. Indícios levam a crer que as representações artísticas de animais, encontradas nas paredes das cavernas deste período, refletem objetivos mágicos. Ou seja, é bem possível que esses caçadores acreditassem na profunda interação entre a arte e a realidade. Pintar uma manada de mamutes com um intenso teor realista podia, por exemplo, transpor para o real o surgimento