perseverança
Muitos de nós já ouvimos falar sobre a perseverança no nosso dia a dia, mas o que vem a ser esta tal de perseverança? O que ela tem a ver comigo?
Diante de muitas situações que vivemos ao longo da nossa caminhada neste mundo, é fácil percebermos o quanto o desânimo tem tomado conta de nós, a falta de esperança, a desistência diante das dificuldades e a derrota tem sido a grande causadora de muitos fracassos humanos. Hoje em dia, vemos pessoas que não têm mais força para lutar, para persistir e perseverar diante dos sonhos, das promessas de Deus.
É fácil percebemos o quanto isso tem marcado nossa sociedade. Percebemos nas pequenas coisas. Alguns exemplos nos deixam claro esta situação. Hoje, se eu tenho um aparelho eletrônico e ele dá algum defeito, é mais fácil eu deixá-lo de lado e comprar imediatamente um novo que tentar de alguma maneira recuperar esse aparelho. Não luto mais por ele, nem me lembro do quanto trabalhei para poder comprá-lo. Mas a falta de esperança e perseverança não me deixa ir atrás de solução para tentar recuperar. Na cultura do imediato e do descartável, é difícil falar de perseverança…
Assim caminha nossa sociedade: não queremos mais viver a perseverança diante das dificuldades que enfrentamos, seja em nossa relação com Deus, com os estudos ou na vida profissional, familiar etc. Não temos mais coragem de lutar porque sabemos que a perseverança acarreta certa luta que pode durar muito tempo, mas “vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos (Hb 10, 36).