agronomia
Goiano Campus Rio verde
Componentes de Produção do Milho
Curso: Agronomia
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Elbo Lacerda Ramos
Alunos: Samuel Gomes Pereira,
Marcos Vinícius Guimarães
Rio Verde - GO
2013
Componentes de produção do Milho
A cultura do milho é um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, fornecendo diversos produtos utilizados para alimentação humana, animal e como matéria-prima para a agroindústria; principalmente devido á quantidade de reservas acumuladas nos grãos. No Brasil o milho é cultivado em todas as regiões, com destaque a região sul e sudeste, as quais representam o maior percentual de produção do país. O milho pertence ao grupo de plantas do tipo C4, com isso, possui uma ampla adaptação climática; no entanto, para que se tenha máxima produtividade desta cultura, é necessário temperaturas elevadas e de alta radiação solar incidente além de um manejo adequado da água durante todo o ciclo e de uma correção de solo adequada a planta. Dentre os cereais cultivados no Brasil, o milho é o mais expressivo, com cerca de 54,37 milhões de toneladas de grãos produzidos, em uma área de aproximadamente 12,93 milhões de hectares (CONAB, 2010).
Para Fancelli et al. (2000) o milho, comparado a outras espécies cultivadas,tem sido utilizado nas mais diversas áreas do conhecimento agronômico, e também tem tomado espaço nas áreas de manejo ambiental. Proporcionando com isso, uma melhor compreensão de duas relações com o homem.
O ciclo de desenvolvimento do processo de milho é dividido em três períodos distintos: uma fase vegetativa, uma fase produtiva e uma fase de formação e enchimento de grãos; o tempo de duração de cada um desses processos depende de vários fatores como a fertilidade, a umidade do solo, entre outros. “A temperatura do ar é um dos elementos meteorológicos que melhor explica a duração dos períodos de