Persas
Estética e História da Arte I
Monografia
Persas
Autor: William Brum
Introdução
Por volta do ano de 550 a.C. que foi marcado por várias guerras e conquistas territoriais, se destacou uma civilização, os Persas.
Iniciaram sua civilização onde hoje é localizado o Irã, uma região muito imprópria para o cultivo agrícola, mas rica em minérios como: o cobre, chumbo e o ferro que eram utilizados para gerar os ornamentos e armas militares da época.
Sua expansão territorial inicia com os medos (povo de origem onde hoje é a atual Rússia) que no século VIII a.C. dominaram a região dos planaltos iranianos aliados aos babilônios, assim conquistando e submetendo vários povos, sendo os persas um deles.
No ano de 550 a. C. o príncipe persa Ciro (559 - 529 a.C.) reuniu todas as tribos persas e realizou uma ação militar que teve por fim a conquista dos medos e todas as regiões que os pertencia, declarando-se único imperador de todos os povos da região.
Ciro continuou junto com o exército persa investida por várias regiões dominando-as e adicionando muitos territórios ao domínio dele, e assim também continuaram seus sucessores aglomerando uma grande faixa territorial ao império Persa.
Porém no século V a.C. entre o fim do Império de Dario I e o inicio do de seu filho Xerxes, os persas começaram um conflito com os gregos, iniciando as chamadas Guerras Médicas, entraram em decadência, com vários povos dominados em conflito e o difícil controle da sua enorme faixa territorial. Por volta de 330 a.C. as tropas gregas e macedônicas lideradas por Alexandre Magno derrotaram os persas, acabando com um império de dois séculos.
Arte, arquitetura e cultura Persa.
Uma das características Persa era assimilar muito da cultura dos povos dominados, por isso suas obras são consideradas ecléticas, entretanto elas sempre mantêm a identidade Persa em suas formas. Entre seus feitos estéticos e artísticos está a alvenaria