Perrier
TÍTULO:
PERRIER
EVOLUÇÃO DA MARCA
Tudo começou quando romanos dragaram uma fonte em busca de água fresca, que ficou conhecida como Manancial de Vergèze. Por volta de 1793, após a Revolução Francesa a fonte passou para as mãos de um talentoso homem de negócios, Alphonse Granier. A água ficou conhecida como “Bouillens” por causa das suas bolhas provenientes do gás natural de carbono, que com que seu borbulhar seja único.
Em 1863, Granier fundou a Sociedade Águas Minerais Térmicas de Vergèze. Um dos serviços prestados por ela era o engarrafamento de água para consumo. Com isso a água gerou interesses entre outros homens de negócios, em especial o Dr. Louis Perrier.
Perrier levou a água a outro patamar aperfeiçoando seu engarrafamento e sendo o primeiro a usar o conceito de água mineral como bebida para tratar da saúde. Após as transformações a água se tornou sinônimo de requinte e elegância, ainda mais por ser a preferida de Napoleão Bonaparte.
A marca foi comprada, em 1903, por Sir St. John Harmsworth, um aristocrata inglês que introduziu o produto na Ingleterra. Em 1905, se tornou fornecedora oficial de água mineral para a monarquia inglesa, o que reforçou sua imagem de sofisticação.
Em 1947, a empresa foi vendida ao francês Gustave Leven após a morte de Harmsworth. A empresa construiu, em 1950, uma nova fábrica elevando sua produção para 131 milhões de garrafas.
Sua primeira sede nos Estados Unidos - The Perrier Group of América – foi implantada em 1976, para importação do produto. A água alcançou no ano seguinte 6% do mercado americano, isso levou a marca Perrier ao topo no mercado de águas gaseificadas no mundo.
Na década de 90 a marca passou por uma enorme crise, após ter 72 milhões de garrafas retiradas do mercado americano por