Peroxisossomos texto ead
625 palavras
3 páginas
Peroxissomos e Você tem uma noção do que seja peroxissomos?
Bem, eles são organelas esféricas envolvidas por uma membrana vesicular presente no citoplasma, se encontram em todas as células eucarióticas e não produz o seu DNA muito menos ribossomos pois suas proteínas são importadas do citosol.
A origem do peroxissomo inicia-se nos polirribossomos que estão livres no citoplasma. É constituído por uma sequência de aminoácidos que estão próximo às extremidades.
Ela é responsável por determinar o destino dessas moléculas e, também, funciona como um sinal para importação. As proteínas que contém esse sinal são reconhecidas por receptores da membrana, e é inclusa na organela. Assim, elas aumentam de tamanho e se dividem.
Este é um desenho representativo do peroxissomo.
Qual a função dessa organela?
Os peroxissomo degradam os compostos tóxicos da célula tornando-os menos tóxicos. Essa transformação é realizada pela presença de enzimas como a catalase, a urato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveis pela b-oxidação dos ácidos graxos.
Você já deve ter bebido ou ter visto alguém beber, mas nunca se perguntou como essas substâncias saem do seu corpo?
Pois é, isso é o trabalho dos peroxissomos. Acontece assim, as células hepáticas, que estão presentes no fígado, têm que ter grande quantidade de peroxissomos pois precisão eliminar do organismo as substancias tóxicas. Como álcool e outras drogas. A -oxidação também ocorre nos peroxissomos que sendo convertido em acetil CoA são utilizados nas reações Biosintética no citosol, essas reações também ocorre na mitocôndria, mas só nos mamíferos. E esse processo ocorre como?
Marcados pela Pex5 os produtos que serão degradados são transportados para os peroxissomos, onde sofrerão catalisação e oxidação. Lembra das enzimas citadas acima?