Periudo imperial
Mendes, 26 de março de 2013.
Disciplina: História
Professora: Ana Lúcia
Aluno (a)s: Elisa F. Benedicto, Alexandre Nagato, Flaviane S. B. de Lima e Marlan Sandoro.
Série: 8ª (9°ano)
Introdução:
Período Imperial marcou o início de um longo período de estabilidade política e prosperidade econômica, que permitiu a formação de alianças entre partidos.
Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois monarcas: D. Pedro I e D. Pedro II.
1852: Inauguração das primeiras linhas telegráficas no Brasil.
A expansão das linhas telegráficas elétricas estatais no Brasil começa no Segundo Império até as primeiras décadas da República. Durante o período imperial o grande nome da telegrafia no Brasil foi Guilherme de Capanema (1824-1909). Ele instalou a primeira linha telegráfica, em 11 de maio de 1852, entre o Paço de São Cristóvão e o Campo da Aclamação, na corte do Rio de Janeiro, e dirigiu a Repartição Geral dos Telégrafos (RGT) até a queda do Império.
Sob sua direção as linhas telegráficas se estenderam de norte a sul por todo o litoral, de Belém às fronteiras do Uruguai e Argentina.
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
1854: Barão de Mauá constrói a primeira ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em