Periodontia
GENGIVITE
CASO CLÍNICO
Histórico da Paciente
Paciente ERB, 55 anos de idade, feminino, chegou à clínica da faculdade queixando - se de sangramento gengival durante a escovação e/ou o uso do fio dental e aparência de dentes que parecem mais longos .
Na anamnese foi relatado pela mesma sensibilidade na porção cervical de vários elementos dentários.
Ausência dos elementos 37 e 46.
Linfonodos e língua com aspecto normalizado.
Migração e mesialização dentária devido à ausência do dente 46 em fase de risogênese dos elementos adjacentes. Exame Radiográfico:
Laudo:
Odontograma:
*Uso de evidenciador de placa bacteriana
Fotos:
*Uso de evidenciador de placa bacteriana
*Uso de evidenciador de placa bacteriana
*Uso de evidenciador de placa bacteriana
*Uso de evidenciador de placa bacteriana
Constatações Perante ao Procedimento de Sondagem \ Exame Periodontal:
Diagnóstico:
Gengivite
A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.
Gengivite (inflamação gengival) é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana - uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Etiologia:
A gengivite geralmente tem como causa a limpeza inadequada dos dentes. Quando o dente não é adequadamente limpo, a placa irrita a gengiva. Bactérias e toxinas podem fazer com que a gengiva fique vermelha e inchada.
Fatores que contribuem para a gengivite incluem gravidez e diabetes sem controle, devido à alterações hormonais. O risco de gengivite é elevado por cálculos dentais, dentes desalinhados e mal ajustamento ou limpeza inadequada em dentaduras, pontes e coroas. O medicamento fenitoína, pílulas anticoncepcionais e ingestão de metais pesados também podem causar gengivite.
Sintomas:
Gengiva inchada.
Feridas na boca.