credito de carbono
Introdução
A partir da criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática , durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Em meados dos anos 2000, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão dos gases do efeito estufa (GEE) que aceleram o processo de aquecimento do planeta. Trata-se do mercado de créditos de carbono...
Objetivo
Cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.
Protocolo de Quioto: assinado em 1997, estabelece metas de redução de emissões de GEE na atmosfera em 5,2%, em média, relativas ao ano de 1990, entre 2008 e 2012, para os países desenvolvidos.
Este Protocolo, para entrar em vigor, deveria reunir 55% dos países, que representassem 55% das emissões globais de gases de efeito estufa
Mas porque esta preocupação?
A resposta está no efeito estufa!!!
Fenômeno natural que retêm parte do calor dos raios solares e mantêm a temperatura do planeta.
Quando a concentração de GEE aumenta este fenômeno é ampliado e mais calor é retido na superfície da Terra, o que estaria, segundo alguns cientistas, relacionado ao aquecimento global.
Legalmente...
Artigo 12.º do Protocololo de Kyoto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mundanças no Clima.
O Artigo 12.º, institui o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O parágrafo 5.º define que "As reduções de emissões resultantes de cada atividade de projeto devem ser certificadas por entidades operacionais a serem designadas pela Conferência das Partes na qualidade de reunião das Partes deste Protocolo, com base em:
a)participação voluntária aprovada por cada Parte envolvida;
b)benefícios reais, mensuráveis e de longo prazo
c)reduções de emissões que sejam adicionais as que ocorreriam na ausência da atividade certificada de projeto.
Para não comprometer as economias desses países, o protocolo estabeleceu que parte desta redução pode ser feita através de negociação com nações através dos mecanismos de flexibilização.
Definição
Os