Periféricos
Periféricos
Definição
Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk . Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.
Tipos de periféricos: * De entrada (Input): basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador); * De saída (Output): transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som); * De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
Existem periféricos que, pelas funções que desempenham, são considerados fundamentais, e são eles os periféricos de entrada Teclado e Rato e o periférico de saída Monitor.
O teclado permite a introdução de dados e informação no computador, através da pressão de teclas que representam caracteres que o utlizador entende, e que são transformados em 0s e 1s que o computador entende.
O rato permite a introdução de dados e informação, sobre a forma de escolha ou selecção de itens existentes no software de aplicação. Os ratos actuais possuem três teclas, duas para selecção e funções e uma central (scroll), que permite a navegação fácil em páginas.
O monitor permite a recepção da informação de forma a que o utilizador entenda, mostrando, através de feixes de luz, os caracteres visualizados pelo utilizador.
A seguir mostramos alguns exemplos dos periféricos existentes.
Periféricos de Entrada (Input)
-Teclado
Periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas,