Perguntas e respotas economia
R: Ela mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, ela trata de um conceito que mostra a insuficiência de recursos estabelece um prazo a capacidade produtividade de uma sociedade. 2) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários.
R: Bens de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se destaca totalmente no processo produtivo é o caso de maquinas e equipamentos tecnológicos.
Bens de Consumo: Destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade podem ser classificadas como duráveis e não duráveis. Bens Intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens, são consumidos totalmente no processo produtivo. Diferenciam-se dos bens finais, que são vendidos para consumo ou utilização final. 3) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: Foi Adam Smith, suas principais ideias eram o livre mercado, onde o estado não intervia nas leis de mercado, somente na proteção da sociedade, assim a riqueza nas nações proviam do trabalho humano, e para aumentar a produção um dos fatores seria a divisão do trabalho. Que em sua visão harmônica do mundo real acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência uma mão invisível levaria a sociedade a perfeição. Seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa no laissez-feire. A sua ideia era nítida. A produtividade decorre da divisão de trabalho, que sucede a tendência natural da troca, que finalmente é estimulada pela ampliação dos mercados. Para Smith, o papel do estado na economia deveria equivaler apenas a proteção da sociedade contra eventuais ataques e a criação e a manutenção de obras e instituições necessárias. 4) Qual a principal diferença entre a lei de SAY e o principio KEYNESIANO da demanda efetiva?
R: Na lei de say a oferta cria sua procura, ou seja, o