Perguntas Aristoteles E Platao
O sentido de Aristóteles de criticar Platão está no fato de Platão não conseguir explicar tão bem a sua teoria das ideias. Esta teoria coloca o mundo sensível e o inteligível de formas separadas, sustentando assim um dualismo. É muito importante ressaltar, porém que a crítica que ele faz ao seu mestre não é da teoria em si, mas sim da forma como Platão sustenta sua explicação para essa teoria. Segundo Danilo Marcondes, esta relação entre os dois mundos pode ser um paradoxo da relação, esta relação poderia ser de dois tipos, interna ou externa, Platão em sua explicação leva em consideração a relação externa, e é bem neste ponto que Aristóteles critica, pois para tal relação, a ligação entre os dois mundos teria que ter um elo para ligá-los, o que acontece é, que para ligar este elo as duas ideias precisariam de outro elo, e assim sucessivamente, seria necessário infinitos elos para que se pudesse explicar esta teoria.Deste modo Platão erra ao elaborar explicação de sua teoria, e dá assim chances para seu discípulo o criticar.
2- Por que Aristóteles considera necessário introduzir distinções acerca da causalidade, do ser etc.
Aristóteles criticava tanto Platão quanto os pré-socráticos, por não fazerem determinadas distinções entre as noções que discutiam, provocando confusões conceituais.
Ele defende a necessidade de formular distinções claras, podendo assim superar essas confusões conceituais, desenvolvendo sua teoria sobre o ser, sua metafísica com base nesse propósito. Afirmando que as distinções servem para que não haja confusão ou conflitos em vários sentidos tanto no uso do verbo “ser” ou da causalidade, assim evitando equívocos.
3- Como Aristóteles caracteriza a sua noção de realidade? No que conste, para ele, o real?
A noção de realidade para Aristóteles começa, pela caracterização de uma substância individual, e com isso ele supera a dificuldade de Platão em sua