Performance de Aplica o na Pr tica paper
1. Situação Atual
As empresas estão em constante preocupação com os custos. Ainda hoje é comum a empresa encarar os recursos despendidos com tecnologia em gastos e não em investimentos. Há empresas que rateiam os custos de tecnologia pelos sistemas e conseqüentemente pelos produtos que esses sistemas suportam (ex: Cambio, cartão de crédito, CDC, etc.). Dessa forma fica mais fácil saber se o produto que a empresa vende está realmente dando lucro. Muitas vezes o produto que é vendido, precisa de uma tecnologia para suportá-lo, e não é mensurado o custo-benefício deste produto incluindo os gastos com a tecnologia que por fim acaba ficando em um caldeirão onde todos os custos de tecnologia são jogados. Esse é um assunto que deve ser verificado e quantificado.
Fonte: www.ciab.com.br/_pdfs/publicacoes/Pesquisa2012.pdf
Fonte: www.ciab.com.br/_pdfs/publicacoes/Pesquisa2012.pdf
Com a atual crise do mundo, que no Brasil e quase uma “marolinha”, um dos itens mais pensados é a de obter lucro diminuindo os custos. Quando falamos em Mainframes, estamos falando em milhares de reais que saem dos cofres para manter toda a infra-estrutura. O aumento do hardware requer mais recursos financeiros. A conseqüência do aumento do hardware é o aumento do valor de manutenção e compra de software. Esse último aumenta o valor quando se aumenta a capacidade de processamento da máquina. É nesse ponto que entra o pessoal responsável em medir e reduzir as gorduras que transformam a Tecnologia em vilã. Algumas empresas já estão investindo nesse seguimento, sabendo que o retorno é rápido é certo.
2. Característica do Problema
Depois de fazer um levantamento detalhado das razões para o alto gasto com tecnologia, vai chegar numa conclusão: O design das aplicações é responsável por 90% desses custos.
O desenvolvimento de sistemas com a utilização de fábricas externas foi um grande impulso para a consolidação de empresas de consultoria