Perfil empreendedor brasileiro
R: Peter Ferdinand Drucker, define o empreendedor como aquele que aproveita as oportunidades para criar mudanças.Sem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais leva a cabo o ato de empreender, e mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos. Isso define nossos empreendedores que usam seus dons, vontade, fé e economias para montar o próprio negócio, infelizmente isso não é o bastante.
A massa do empreendedores brasileiros é formada basicamente por pessoas que buscam inicialmente segurança e independencia. Destre esses uma boa parcela cria negócios por falta de oportunidade de trabalho, os chamados empreendedores por necessidades.
Falta o essencial que é o aprimoramento. A carencia de capacitação para identificar oportunidades criar a empresa e gerenciá-la de maneira eficiente é muito grande. Isso pode ser atribuido ao atraso na especialização cultural em empreender e a falta de estimulo que deveria vir na base da educação.
2. Quais as vantagens e desvantagens em se empreendeder MPE’s?
Comente a conjunturaEconômica das PME’s no Brasil.
R: Os serviços prestados pelas MPE’s são ativos e rápidos, têm maior proximidade com os clientes e a eficiência é maior em função dos baixos custos indiretos, os desperdícios e atividades que não agregam valor são reduzidos com maior facilidade em virtude da burocracia ser menor, o clima na organização é muitas vezes melhor e a forma de capacitação também. E quando programam essas estratégicas, trazem resultados financeiros, conseqüentemente estão realizando inovações tecnológicas no processo produtivo.
As principais dificuldades encontradas pelas MPE’s estão relacionadas com as áreas de marketing, P&D e exportação. As duas primeiras, em função dos custos, tornam as grandes empresas mais, reconhecidas e estáveis para oferecer os produtos ou serviços aos clientes, por essa