Perfil Bioqu Mico Das Patologias Sseas

2142 palavras 9 páginas
Fisiologia óssea
A importância do esqueleto humano para a vida é primordial quanto à importância de outro sistema orgânico, pois possuem papéis essenciais como o suporte mecânico e homeostase mineral. Além disso, o esqueleto humano é formado por 206 óssos de tamanhos e formatos variados (tubular, plano, cuboidal), abrigando também os elementos hematopoéticos, protegendo as vísceras e determinando o tamanho e formato corporal. As funções do osso são: hematopoiese reserva mineral e manutenção da integridade estrutural. O osso é um tecido conjuntivo especializado, formado por 60% a 70% de cristal inorgânico e 30% a 35% de material orgânico, no qual 90% apresentam colágeno, eles são interconectados por uma variedade de articulações que permitem uma ampla variedade de movimentos mantendo a estabilidade estrutural. O osso é um tipo de tecido conjuntivo e é impar porque e um dos poucos tecidos que normalmente sofre mineralização.
As celular mesenquimais provenientes da medula óssea e dos vasos sanguíneos no tecido conjuntivo diferenciam-se em células osteogênicas pelo estimulo dos fatores de crescimento transformador β e das proteínas morfogenéticas ósseas -2 (BMP-2)3-4.
As celular osteoprogenitoras são células-tronco mesenquimais pluripotentes localizadas na vizinhança de todas as superfícies ósseas. Quando estimuladas de forma apropriada por fatores de crescimento como as proteínas morfogênicas ósseas, que são membros da superfamília FCT- β, elas sofrem divisão celular e produzem descendentes que se diferenciam em osteoblastos. O processo de diferenciação osteoblástica é iniciado e governado pelo fator de transcrição nuclear de ligação ao fator a1,que ativa a expressão do gene osteoblasto-especifico. A geração dos osteoblastos a partir das células osteoprogenitoras é vital para o crescimento, remodelamento e reparo do osso durante toda a vida.
Osteoblastos e células de revestimento da superfície se localizam na superfície do osso e sintetizam, transportam e arrumam

Relacionados

  • Imuno Med Resumo
    36657 palavras | 147 páginas
  • Eletrocardiograma
    35545 palavras | 143 páginas