Perda Localidada

1845 palavras 8 páginas
1- Introdução:

As instalações de transporte de água sob pressão, de qualquer porte, são constituídas por tubulações montadas em sequência, de eixo retilíneo, unidas por acessórios de natureza diversa, como válvulas, curvas, derivações, registros, ou conexões de qualquer tipo.
O escoamento interno em tubulações sofre forte influência das paredes, dissipando energia devido ao atrito. As partículas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partículas vizinhas através da viscosidade e da turbulência, dissipando energia. Essa dissipação de energia provoca um abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominado de perda de carga.
O escoamento em tubulações pode exigir a passagem do fluido através de uma variedade de acessórios, curvas ou mudanças de área. Ao passar por estes dispositivos perdas de carga adicionais, chamadas de perda de carga localizada ou singulares, são encontradas, sobretudo como resultado da separação do escoamento. Essas perdas variam de dispositivo para dispositivo e devido à complexidade do escoamento no interior destes, esta perda de carga adicional normalmente é determinada experimentalmente e para a maioria dos componentes são fornecidas na forma adimensional.
A presença de cada um destes acessórios, necessários para a operação do sistema, concorre para que haja alteração de módulo ou direção da velocidade media, e consequentemente de pressão.

2- Objetivo

Estudar a perda de carga localizada através de aparatos de laboratórios. Determinar experimentalmente os valores de f e de k para os dois tubos analisados. Comparar os resultados obtidos com os apresentados na literatura.
3- Fundamentação Teórica

O líquido ao escoar transforma (dissipa) parte de sua energia em calor. Essa energia não é mais recuperada na forma de energia cinética e/ou potencial e, por isso, denomina-se perda de carga.
Define-se perda de carga como o decréscimo da carga total,

Relacionados

  • Rádio comunitária
    1919 palavras | 8 páginas