Perda de abatimento
O endurecimento prematuro do concreto fresco, pode acarretar vários problemas, pode significar um acréscimo de torque na caçamba da betoneira, necessidade de acréscimo de água na betoneira ou no canteiro de obra, dificuldade no bombeamento do concreto, mais consumo com mão de obra, entre outros. Porém a prática de adição de água sem controle de qualidade pela equipe de concretagem acaba estragando o concreto, acarretando em falhas de desempenho do concreto.
As causas básicas dos problemas de perde de abatimento são: uso de cimento com pega anormal, período extraordinariamente longo para operação de mistura, transporte, lançamento adensamento e acabamento, alta temperatura do concreto.
Os problemas de perda de abatimento freqüentemente ocorrem no início da operação de lançamento, quando a mistura é produzida antes que a fôrma esteja totalmente pronta para receber o concreto, ou quando as primeiras betonadas estão no limite do abatimento. Também podemos afirmar que os problemas de perda de abatimento são mais freqüentes em climas quentes, é recomendado que os agregados sejam armazenados em ambientes cobertos e resfriado com borrifamento