Percursos contemporâneos
Disciplina: Didática no Ensino Superior
Aluna: Tatiana Lemos
Analisar o artigo 'Percursos contemporâneos' da Revista Educação, Maio-2010. Ano 14, n.157 e responder as perguntas solicitadas.
1. Principais destaques realizados na matéria. Por quê?
O foco da aula deixou de ser o professor para se tornar o aluno.
Nos dias atuais, o foco do ensino é o aluno, considerando que numa sala de aula cada aluno possui diferentes competências e estilos de aprendizagem. Assim, o professor deve ajudar cada aluno na construção do seu conhecimento, adequando suas aulas às necessidades do mesmo.
Competir com tantos estímulos que os alunos recebem em seu cotidiano não é nada fácil.
Conseguir prender a atenção do aluno, numa era tecnológica não é fácil. O aluno se entedia fácil e age como se não houvesse necessidade de aprender em sala de aula, uma vez que na internet ele dispõe de todas as informações que julga necessário para o seu conhecimento e sua formação.
A questão da concentração é fruto de uma mudança maior, que é a forma de encontrar, selecionar e se apropriar de informações no mundo contemporâneo.
Com a facilidade de acesso às informações por parte dos alunos, os professores buscam então várias alternativas para repassar os conhecimentos de uma forma dinâmica e atrativa. O aluno, cada vez mais impaciente e imperativo, se dispersa com facilidade, e manter a concentração e a atenção do mesmo, em sala de aula, é uma tarefa árdua para os professores.
A escola deve deixar, progressivamente de ser um depósito de saberes para se tornar também um espaço de reorganização das informações fragmentárias, um lugar de triagem da massa informe, de estímulo ao pensamento e de crítica.
O aluno não se contenta mais em apenas receber um bombardeio de conceitos e informações de forma demasiada sem ao menos saber a sua utilidade. Desta forma, a escola deve aguçar no aluno a curiosidade e