percpção ambiental
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ALBANO FRANCO
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
ELISA EGHERT BUTZLAFF
JOSIANE RODRIGUES DA SILVA
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA ZONA RURAL DE COLATINA A CERCA DA IMPORTÂNCIA DO RIO PANCAS, ES.
COLATINA-ES
2014
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar, por meio da aplicação de questionários, a percepção dos moradores da Zona Rural de Colatina a cerca da importância do Rio Pancas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar, quais são as principais utilidades que o Rio Pancas oferece para os moradores da Zona rural, através da aplicação de questionários. Detectar, com a aplicação de questionários qual a percepção dos moradores da Zona Rural de Colatina a cerca da preservação do Rio Pancas.
Analisar, através de visitas in loco com os moradores, quais são as residências localizadas próximas as margens do rio pancas, como forma de atribuir quais as interferências que o rio traz para o morador questionado.
INTRODUÇÃO
Atualmente alguns problemas ambientais estão sendo alvos de preocupações, entre eles podemos citar a degradação do solo, a poluição atmosférica, desmatamentos e a contaminação dos recursos hídricos sendo estes alguns dos efeitos nocivos observados.
Dessa forma Camargo (2002) enfatiza que os problemas ambientais ocorrem devido ao fato da interferência do homem nos ciclos biológicos no qual se da de tamanha magnitude principalmente pela sociedade moderna, algo que acaba por aumentá-los drasticamente desde escala regional como global.
Camargo ainda argumenta que diante de tal situação é de suma importância que o ser humano repense a relação homem natureza, tendo consciência principalmente do tempo que leva a regeneração dos recursos naturais diante dos intensos impactos antrópicos.
Além disso, a sociedade