Percepções de motoristas sobre excesso de velocidade no trânsito de curitiba - paraná, brasil
PERCEPÇÕES DE MOTORISTAS SOBRE EXCESSO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO DE CURITIBA - PARANÁ, BRASIL
Tese apresentada ao Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Ciências Humanas.
Orientador: Prof. Doutor Fernando Dias de Ávila-Pires
Co-orientadora: Profª Doutora Maria Teresa Castelo Branco
FLORIANÓPOLIS
2002
Dedico
Aos meus amores Ricardo, Mariana e João Henrique
AGRADECIMENTOS
Aos infratores “maravilhosos e suas máquinas voadoras” cujas multas permitiram a investigação do excesso de velocidade.
Aos motoristas que não foram multados pela disponibilidade em participar da pesquisa.
Ao meu marido Ricardo por cuidar dos nossos filhos enquanto eu me dedicava ao doutorado, por organizar as planilhas para coleta e análise dos dados, sem as quais esta tese não teria sido concluída e por dar seu apoio nas horas mais difíceis.
Ao Prof. Doutor Fernando Dias de Ávila-Pires por acreditar em mim e por transformar o Doutorado naquilo que ele deveria ser.
À Profª Doutora Maria Teresa Castelo Branco pela disponibilidade em assumir a co-orientação com a tese em andamento e por seu apoio e incentivo.
Ao pessoal do DETRAN – PR, que contribuiu com dados, relatos e documentos que serviram de subsídio para a tese, em especial agradeço ao Cap. Prates que foi o grande incentivador da pesquisa sobre velocidade, além de descortinar outras possibilidades de investigação, e também à Elaine Kawa, que sempre disponibilizou dados e informações sem as quais esta pesquisa não teria sido possível.
Ao pessoal da DIRETRAN – Curitiba, que também contribuiu com dados, relatos e documentos que serviram de subsídio para a