Percepção
Percepção no entender de Dias (2004) “é o processo pelo qual as pessoas selecionam, organizam e interpretam informações para formar uma imagem significativa do mundo”. É importante considerar o consumidor como “indivíduo”, pois eles percebem a mesma situação de maneiras diferentes.
Os autores Gianesi e Corrêa (1996) tratam o aprendizado “como experiências anteriores que podem ou não ser relevantes e influenciar suas decisões futuras”. Ainda de acordo com os mesmos autores “as convicções representam certas noções pré-concebidas que os consumidores têm sobre certas coisas”.
Para Kotler e Armstrong (1993, p. 89), “Percepção é um processo pelo qual as pessoas selecionam, organizam e interpretam informações para formar uma imagem significativa do mundo”.
A pessoa motivada está pronta para agir e a maneira como ela realmente age é influenciada por sua percepção da situação, pois as pessoas percebem a mesma situação de maneira diferente e também captam um objeto de estímulo pelas sensações, que caminha através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e gustação. Portanto, cada pessoa percebe, organiza e interpreta as informações sensoriais de forma individual.
De acordo com os autores Mowen e Minor (2003, p. 45), “A percepção é um processo por meio do qual indivíduos são expostos às informações, prestam atenção nela e a compreendem”.
O processo perceptivo segundo Gade (1998) “é seletivo, pois é necessária uma proximidade física para que haja estimulação dos órgãos dos sentidos”. O sistema sensório permite que a pessoa entre em contato com o mundo e tudo que há nele.
Outro conceito de percepção:
Os consumidores no momento em que fazem a aquisição de um produto e ou serviço tomam a decisão através da percepção ao objeto em questão. As pessoas utilizam-se primeiramente de uma avaliação intrínseca do que irá adquirir e posteriormente escolhe dentre as diversas variáveis extrínsecas existentes para o produto e ou serviço que mais chamou a sua