percepção
O MEIO AMBIENTE E A PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS VISTOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR DO ENGENHO MARANGUAPE – MUNICÍPIO DO PAULISTA – PE.
OLINDA – PE
JULHO/2003
O MEIO AMBIENTE E A PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS VISTOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR DO ENGENHO MARANGUAPE – MUNICÍPIO DO PAULISTA – PE.
Autora: CECÍLIA FERREIRA DE CASTRO
Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
União de Escolas Superiores da FUNESO – UNESF
E-mail: odlavir@elogica.com.br
INTRODUÇÃO
Desde o aparecimento do ser humano neste Planeta, existe uma interação entre ele e o meio. Esta interação faz parte do desenvolvimento do homem, entretanto a humanidade vem perdendo o amor e o respeito pela natureza, o que está sendo agravado pelo desenvolvimento da tecnologia. Atualmente, voltado para as técnicas utilizadas na industrialização de produtos para o crescimento da economia, o ser humano parece ter perdido o sentimento de que somos parte da natureza, que a vida sobre a Terra constitui uma unidade. Utilizando o poder de transformar o meio ambiente, ele modificou rapidamente o equilíbrio dos ecossistemas, sem se conscientizar de que os recursos naturais são finitos, se forem esgotados, conseqüentemente as espécies vivas ficam freqüentemente expostas a perigos que podem ser irreversíveis. Considerando tais dificuldades faz-se necessário um estudo mais profundo para definir o que é meio ambiente, seus problemas e respectivas conseqüências para a sustentabilidade da população.
“O meio ambiente é o resultado das recíprocas relações entre sociedade e natureza num espaço e tempo concretos. O ambiente se gera e se constrói ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço por parte de uma sociedade”. (MEDINA, 1998, p. 35). A relação existente entre o homem e o meio ambiente situa-se, assim, numa perspectiva