Percepolis

706 palavras 3 páginas
O filme Persépolis conta a historia de Marjane Satrapi, uma jovem iraniana que cresceu durante a Revolução Islâmica no Irã. Xá que era o governante da época, tinha um governo autoritário, que são aqueles governos que estão acima da lei, que exercem o poder de forma arbitrária, não respeitando a vontade do povo. O governo de Xá não fora muito aceito pela população, porque estava centralizado no petróleo, ele apoiava a entrada de empresas trans nacionais acreditando que seria um processo de modernização para o pais, e iniciou o processo de ocidentalização, com isso iniciou uma grande revolta no Irã, ocorrendo grande manifestações violentas pedindo a sua saída.
Antes de Xá assumir o poder, o avô de Marjane Satrapi fazia parte da família real, ele era o príncipe Qadjar, e fora muito torturado pelo governo de Xá, ele foi preso principalmente porque era comunista. Xá não era um governante que apoiava o Estado de Direito que é um Estado em que nenhum órgão, político ou cidadão comum está acima da lei. Pois o que ela falava as pessoas tinha que obedecer. No Irã não tinha o Sufrágio que é o poder de voto dos cidadãos.
A maioria das pessoas no Irã queriam a democracia que é um governo do povo, pelo povo e para o povo, os homens deve ser iguais aos olhos da lei. A jovem Marjane Satrapi apesar de ser muito pequena demonstrava muito interesse em saber sobre a revolução que ocorria no seu país.
Depois de muitos anos Xá sai do governo, e de forma democrática a sociedade islâmica escolheu um novo representante no governo, com 99,99% dos votos da população, o Irã se tornara uma republica Islâmica. Um ano após a revolução o Iraque atacava o Irã, aproveitando o momento de fraqueza em que passa o país, em nome da luta contra o inimigo externo, o estado iraniano exterminava o inimigo interno, com isso matando os opositores ao regime de Xá. Neste período toda a população Iraniana tinha medo e o governo se aproveitava para colocar leis cada vês mais repressiva, as mulheres foram

Relacionados