PER ODO JESU TICO
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PERÍODO JESUÍTICO
Trabalho apresentado à disciplina de Estrutura da Educação Brasileira, ministrada pela professora Vera Santiago como requisito parcial de aprovação.
OLINDA
2013
INTRODUÇÃO
A história da educação brasileira se desenvolveu a partir de fatos que ocorreram há muitos anos atrás, os quais contribuíram para a evolução do ensino em nosso país.
Os portugueses chegando ao Brasil trouxeram um modelo padrão de educação a ser desenvolvido, juntamente com a moral, os costumes e a religiosidade europeia. Entretanto, só no inicio de 1549 os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro e esse método de ensino só funcionou por 210 anos, pois houve a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal.
Ao decorrer deste trabalho estaremos aprofundando nossos conhecimentos, relatando os principais acontecimentos durante o Período Jesuítico (1549 – 1759), no qual os Jesuítas trouxeram o primeiro modelo educacional a ser vivenciado no Brasil.
PERÍODO JESUÍTICO
Os primeiros Jesuítas chegaram ao Brasil em março de 1549 com o governador geral Tomé de Souza, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, onde inicialmente o objetivo era converter os índios ao catolicismo, mas isso seria impossível, pois eles não eram alfabetizados, com isso passaram a se dedicar também ao trabalho educativo. O ideal dos Jesuítas, assim como a Companhia de Jesus – criada por Inácio de Loyola em 1534 -, visava à propagação da fé católica.
Após 15 dias de sua chegada, eles fizeram a primeira escola elementar localizada em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues - primeiro professor nos moldes europeus que tinha apenas 21 anos, o qual desenvolveu suas atividades de ensino e pregação da fé católica por mais de 50 anos. Com isso podemos perceber que a educação jesuítica tinha como objetivo não apenas alfabetizar, mas também promover a formação humana a partir do