Pequeno resumo sobre Chernobyl.
Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassenta mento de aproximadamente 200 mil pessoas.
Uma espécie de concreto, aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu, a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo.
Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. Cinco milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.
A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir um gigawatt,de energia elétrica. Em conjunto, os quatro reatores produziam cerca de 10% da energia elétrica utilizada pela Ucrânia na época do acidente.
Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data, 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer de tireóide, e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente.