Pequeno Resumo Do Objetivo Do Nosso Trabalho
As lesões músculo-esqueléticas são um conjunto de afecções de origem ocupacional que podem levar à incapacidade funcional dos indivíduos. A ginástica laboral é um programa que objetiva a promoção da saúde dos trabalhadores.
O objetivo deste estudo será implantar um programa de ginástica laboral e avaliar sua eficácia após um determinado período de tempo.
Os indivíduos serão submetidos à avaliação das características de suas funções (idade, postura no trabalho, descanso, uso excessivo de força ou trabalho repetitivo), presença ou não de sintomas de Lesões por Esforços repetitivos e/ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, que são definidas como um conjunto de afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias e ligamentos, isolada ou associadamente, com ou sem degeneração de tecidos, atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço, sendo de origem ocupacional e multifatorial, que incluem aspectos pessoais, físicos e biomecânicos, ocupacionais e psicossociais da organização do trabalho. (Presença de quadro de dor em local especifico ocasionado pelo trabalho, estresse, concentração e produtividade no trabalho). Objetivando também de incentivar a prática de exercício físico regularmente, mostrando que fazer exercício é bom e irá ajuda-los tantos nas atividades no trabalho quanto no dia-a-dia.
Será elaborado um programa de ginástica laboral aplicação de exercícios e a partir dos dados coletados, será elaborado um programa de ginástica laboral executado por três meses e as aulas ministradas quatro vezes por semana.
Ao término do programa os indivíduos serão avaliados novamente e mostrar se a implantação de um programa de ginástica laboral seria evidenciada naquele espaço, se os aspectos; estresse físico e psicossocial seria de alguma forma modificado após o início da implantação das atividades.