Pequeno manual para elaboracao de trabalhos academicos
DE TRABALHOS ACADÊMICOS
1. Introdução
Este manual tem por objetivo estabelecer diretrizes básicas para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. As normas aqui apresentadas foram definidas tendo como base as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nosso objetivo aqui não é aprofundar estudos sobre as matérias tratadas nas páginas que se seguem, mas sim fornecer diretrizes básicas para a elaboração de trabalhos monográficos no que diz respeito à organização do conteúdo e à forma de apresentação. Por pretender apenas servir como diretriz inicial, este material certamente apresenta muitas lacunas. Por isso, a consulta a ele não substitui o estudo mais aprofundado de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico.
2. Organização do Conteúdo do Trabalho de Pesquisa
Referencial teórico ou revisão de literatura
Entende-se por referencial teórico o capítulo que tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura existente sobre o tema que está sendo investigado. A revisão de literatura é a fundamentação teórica do estudo proposto. É a partir dela que a pesquisa é contextualizada e ganha consistência. O material bibliográfico necessário para a construção do referencial teórico pode ser obtido a partir de livros, periódicos, teses, dissertações, relatórios de pesquisa e outros materiais escritos, bem como na mídia eletrônica ou até mesmo em conversas com outros pesquisadores.
3. Organização da Forma de Apresentação do Trabalho de Pesquisa
Os trabalhos de pesquisa estão divididos em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
1. Elementos pré-textuais - Capa (obrigatória) - Folha de rosto (obrigatória) - Folha de aprovação (obrigatória para trabalhos de nível superior) - Dedicatória (opcional) - Agradecimentos (opcional) - Epígrafe (opcional) - Resumo em português (obrigatório para