Pequenas empresas, estratégias e a nova economia
A nova economia Mundial combinou a crescente globalização, as tecnologias avançadas e novas formas de organização corporativa de modo a redefinir o papel do gerenciamento de operações.
Mas a globalização, a aceleração das mudanças tecnológicas e a inovação criam oportunidades para as pequenas e médias empresas, mas também envolvem custos e novos desafios. Recomenda que, os se desenvolverem políticas para as pequenas e médias empresas, leva-se considerar que a habilidade dessas empresas em gerenciar a inovação é melhorada pela facilidade em adquirir e treinar pessoas qualificadas.
Com a globalização da economia, é fato que a realidade das empresas tem passado por profundas mudanças, onde se percebeu o domínio do mercado pelas multinacionais, com fusões e alianças estratégicas. Para as pequenas e médias empresas ficou o susto inicial. O tempo incumbiu de reforçar a importância destas organizações no cenário econômico mundial.
Concluindo, as empresas de pequeno e médio porte parecem estar adaptadas ao sistema produtivo flexível da economia e também é certo que seu renovado dinamismo surge sob o controle das grandes empresas, as quais permanecem no centro da estrutura do poder econômico na nova economia