Peps ueps
UEPS: Último a entrar, primeiro a sair. Nesse método o custo do item é "empilhado" de modo que o último custo fica no "topo" da pilha e portanto é o primeiro a sair. No exemplo anterior, os custos das primeiras 10 unidades a SAIR é igual aos das 10 últimas unidades a entrar, no caso 17 reais.
Esses dois métodos, apesar de precisos, requerem um registro histórico detalhado de cada quantidade de entrada e seus custos para posteriormente serem associados as saídas. São complicados e mais difíceis de implementar.
MEDIA PONDERADA: Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico.
A MPM é a técnica recomendada para a elaboração dos cálculos de custos pela contabilidade, porém não é a técnica recomendada para se usar na formação dos preços de vendas.
Para fins de contabilidade de custos não existe outra saída, pois a MPM nos dá um custo mediano, um lucro mediano e um estoque mediano, inclusive no Brasil é obrigatório também o custeio por absorção real onde todos os custos contábeis são agregados e rateados na produção do mês.
O último método mencionado é o de Média Ponderada ou custo médio contábil. Nesse método é feito uma média do custo do estoque ponderado pelas quantidades entradas. No exemplo citado o custo médio é recalculado a cada entrada de acordo com a quantidade presente. Não requer histórico.
Vejamos:
20 unidades entram a 15 reais, supondo que não tenha saído nada e entrem mais 30 unidades a 14 reais. Teremos então 50 unidades a um custo total de 720 reais ou seja, um